Como Construir Novos Hábitos do ZERO
Por Felipe Floriani em 28/09/2020
Você sabia que praticamente tudo o que fazemos são hábitos?
Isso acontece porque um hábito nada mais é do que um padrão de comportamento. Esse padrão de comportamento foi criado por meio da repetição até que tornou-se automático de modo que você nem perceba.
Pense quando você começou a dirigir. No início, você precisava raciocinar a todo momento qual era o próximo passo após trocar a marcha, o momento certo de pisar na embreagem, dar seta e fazer tudo isso ao mesmo tempo parecia difícil. Mas com a prática e o tempo você passou a dominar essas habilidades a ponto de fazer tudo no automático. Interessante, não?
Existem hábitos negativos e prejudiciais, como usar drogas, reclamar de tudo, alimentar-se mal, e existem hábitos positivos que te ajudam a conquistar o que você quer. Praticar exercícios regularmente, cuidar da alimentação, ler livros, meditar e estudar são alguns exemplos.
Mas como podemos nos desvincular de hábitos nocivos e passar a criar novos hábitos positivos?
Prática + Repetição
O primeiro passo é entender que todo hábito é construído com prática e repetição. Escovar os dentes, arrumar a cama e vestir-se são hábitos que você faz de forma automática e nem se dá conta.
No início, é comum ter uma resistência para fazer coisas novas que não estamos acostumados, mas isso é normal, pois ainda não dominamos essa nova habilidade.
Quanto mais você exercitar esse novo hábito, mais fácil será criado o novo padrão de comportamento e com o tempo ficará simples de executar.
Quanto mais você exercitar esse novo hábito, mais fácil será criado o novo padrão de comportamento e com o tempo ficará simples de executar.
Os hábitos estão totalmente ligados com sua disciplina. Então, quanto mais você exercitar ele, mais irá treinar a sua disciplina e o hábito será instalado mais rapidamente em seu sistema.
Ciclo do Hábito
Essa é a parte mais importante para você entender a estrutura por trás de um hábito.
Todo hábito possui uma Deixa, uma Rotina e uma Recompensa. Tanto para hábitos ruins como para hábitos bons.
A Deixa (ou estímulo) é o gatilho que faz você executar o próprio hábito. Como exemplo, lembre toda que você sente vontade de comer um doce porque viu a caixa de chocolates em cima da mesa da cozinha. Esse é o gatilho que faz você agir.
A Rotina é a própria ação do hábito. É quando você vai atrás pegar o chocolate e come.
E a Recompensa é o que você ganha quando executa a rotina do hábito. No caso do exemplo é uma sensação de bem estar temporário que o açúcar gerou no seu corpo.
Veja a imagem do Ciclo do Hábito abaixo:
*FONTE: O Poder do Hábito - Charles Duhigg
Entenda que para fazer qualquer coisa na vida, sempre existe um gatilho que desperta a sua vontade de executar a ação. Na sequência você executa a rotina para em seguida receber a recompensa.
Entenda que para fazer qualquer coisa na vida, sempre existe um gatilho que desperta a sua vontade de executar a ação. Na sequência você executa a rotina para em seguida receber a recompensa.
A recompensa sempre é algo que proporciona prazer, como a sensação de bem estar após um exercício físico. Mas muitas vezes pode ser algo prejudicial, como ingerir doces, comidas gordurosas, vícios e bebida.
Toda vez que esse ciclo for repetido, mais fácil o hábito irá se instalar no seu sistema e mais difícil será a remoção dele caso seja um hábito prejudicial.
Quanto maior for a recompensa, maior será a sensação de desejo por aquela rotina.
Você precisa ficar atento a esses três pilares que giram em torno do hábito. A dica é trocar os gatilhos, mudar a rotina ou até mesmo as recompensas para obter novos resultados.
Aqui vai um exercício para Construir um Novo Hábito do Zero:
1. Defina qual hábito você quer instalar
1. Defina qual hábito você quer instalar
Para exemplificar iremos usar "Prática de corrida".
2. Defina a Deixa, o gatilho que irá ajudá-lo a querer praticar o novo hábito
Uma boa deixa precisa ser visual, como exemplo, deixar seus tênis de corrida num local fácil de enxergar todos os dias para dar o estímulo que você necessita para agir.
3. Execute a Rotina
Saia para correr sem pensar ou raciocinar muito. Nessa hora o seu cérebro tentará te sabotar. Apenas calce o tênis e saia para correr.
4. Receba a recompensa
Nesse caso, a recompensa pode ser a sensação de bem estar que a atividade física proporciona, ficar mais saudável, perder aqueles quilinhos ou sentir-se melhor com você mesmo.
Hábitos Angulares
Aqui vai um conceito importante por trás dos hábitos e que, se você usar ele a seu favor, irá construir seus hábitos muito mais rápido.
Segundo Charles Duhigg (autor do Livro best-seller "O Poder do Hábito"), hábitos angulares são hábitos capazes de desencadear uma série de reações no modo com que as pessoas organizam sua própria vida. Um bom exemplo de um hábito angular pessoal é o exercício físico.
Quando começamos praticar atividade física, começamos a mudar outros comportamentos que não estão ligados à essa atividade. Passamos a nos alimentar melhor, parar com vícios, acordar mais cedo, ler um bom livro, por exemplo.
Resumindo, os hábitos angulares são pequenas ações que você resolve adquirir, e que de forma inconsciente, ativa seu cérebro para novos conjuntos de hábitos que agregam de forma positiva promovendo mudanças no seu estilo de vida.
Aqui vão algumas sugestões de hábitos que vão te ajudar construir hábitos angulares de sucesso:
Exercício físico, leitura, meditação, alimentação saudável, caminhada ao ar livre, ioga, dormir e acordar sempre no mesmo horário.
"Hábitos podem ser mudados se nós entendermos como eles funcionam. Não há nada que você não consiga fazer se tiver bons hábitos" - Charles Duhigg - O Poder do Hábito.
QUERO OUVIR DE VOCÊ