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A Maneira Correta de Definir Metas e Objetivos

Por Felipe Floriani em 01/08/2019

Com o passar do tempo percebe-se como é importante a definição de metas, tanto para pessoas como empresas. Conquistar sonhos e projetos está no radar de muitas pessoas e o processo de definição de metas é necessário para essas conquistas. Adquirir um automóvel, crescer as vendas na empresa, fazer a viagem dos sonhos, construir a casa própria são alguns exemplos do que pessoas comuns buscam constantemente.

O processo de definição de metas e objetivos pode parecer simples de início, mas na prática a realidade é outra. É necessário estudo, conhecimento de ferramentas e metologias que lhe ajudem nesse processo.

Uma das metodologias mais eficazes atualmente é chamada de Meta Inteligente, mais conhecida como SMART. Preparei esse conteúdo para te ajudar a entender essa ferramenta tanto para metas pessoais como profissionais

O que é a meta SMART?  

Toda empresa ou pessoa está neste exato momento em um estado atual, e elas estão buscando chegar em algum resultado, que é seu estado desejado. Toda meta deve ser um marco que faça com que você percorra até esse estado desejado. Ou seja, quando uma meta é traçada deve ficar claro o estado ou lugar que você quer alcançar.

Só que existe uma maneira correta de definir essa meta, uma maneira que a torne palpável, visível e entendível a ponto de não ficar dúvidas do estado/lugar a ser alcançado pela pessoa e/ou empresa. É diferente de desejos vagos ou tarefas do dia a dia.

A meta deve conter alguns requisitos para ser eficaz. É ai que entra a meta SMART. Cada letra dessa palavra tem um significado e traduz exatamente como uma meta deve ser. Confira agora:

S - specific (Específica)

Toda meta precisa ser específica, clara e objetiva. O cérebro humano precisa de informações claras do que precisa ser feito. Inclua detalhes para facilitar esse processo.

Em vez de falar, "Vender mais", crie a meta como "Aumentar as vendas em 20% em 10 meses". Percebe como fica mais nítido?

M - measurable (Mensurável)

Nessa etapa é necessário definir um indicador para medir o alcance da meta. Usando o mesmo exemplo acima das vendas, poderia ser inserido o valor em reais ou o faturamento. Se não existir um indicador para medir, não tem como saber quando ele é atingido.

A - achievable (Alcançável)

Alcançar metas é algo que motiva as pessoas, mas ela nunca deve estar fora da realidade. A meta deve ser atingível dentro da capacidade e do tempo estabelecido. Se uma empresa vende em média 20 unidades de um produto por mês e, de um dia para o outro estabelece vender 1000 unidades em um curto espaço de tempo sem saber a real capacidade de produção, as chances de não alcançar são grandes.

R - relevant (Relevante)

Toda meta deve ser relevante para você ou para a organização. Se um líder define uma meta sem sentido, que não vai agregar em nada nem para a empresa, nem para e equipe, há uma grande possibilidade das pessoas se desmotivarem na busca pela meta. A meta deve estar conectada com um porquê para que haja um engajamento.

T - time (Tempo)

O último requisito é definir uma data para o cumprimento da meta. Essa talvez é uma das partes em que as pessoas mais pecam. Se não houver uma data exata para atingir, nunca será atingida. E lembre-se que a data deve ter dia, mês e ano. Então sempre que definir uma meta, estabeleça um prazo determinado para ela.

Utilize essas 5 etapas da metodologia SMART na definição das suas metas e veja seus resultados crescerem. Pode parecer desafiador no início, mas com a prática e a repetição tudo fica mais simples. No Coaching usamos essa metodologia e nossos clientes atingem resultados extraordinários.

Espero que esse conteúdo ajude você e a sua organização a alcançarem mais resultados. Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo dizendo se você já aplica essa metodologia atualmente.
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